A O S   I R M Ã O S   E S C O T E I R O S
Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis a Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la.

sábado, 17 de março de 2012

A relação Maçonaria x Escotismo

Encontrei uma relíquia perdida há algum tempo aqui em casa. Minha biblioteca escoteira digital. E lendo as centenas de artigos que tenho nela encontrei este texto sobre a relação entre a maçonaria e o escotismo. Há quem diga que BP era maçom, outras pessoas discordam disso. Bem, pelo sim ou pelo não, leia o texto abaixo, e tire sua própria conclusão. Achei interessante compartilhar-lo com vocês.

Atenção: Este artigo não expressa necessariamente a opinião do editor deste blog. As informações aqui constadas não são oficiais ou fornecidas pela AEBP.

Qual a relação Escotismo vs Maçonaria?
REPRODUÇÃO AUTORIZADA PELO AUTOR

O escritor francês Roger Peyrefitte declara que: "os escoteiros surgiram da maçonaria, porque Baden Powell eram maçon. Sonhou, segundo ele, fazer com harmonia a convivência entre os filhos de duques e filhos de empregados". Por certo, "a Igreja antes de apoderar-se do escotismo se opôs a ele duramente" (1).

Em seu livro "A maçonaria" (1998), o investigador argentino Emilio J. Corbière afirma que: "No século XX, os maçons apoiaram importantes organizações esportivas, pacifistas ou direcionadas a internacionalizar os países e o mundo inteiro sob a bandeira da paz. Não era uma globalização desagregadora e destrutiva da pessoa humana destinada aos individuos e as sociedades por trás de valores éticos e humanistas. O maçom suíço Henry Dunant criou a Cruz Vermelha Internacional (...) Robert Baden Powell fundou o Movimento Escoteiro, visionário e pioneiro, tal como outro maçom, Pierre de Coubertin refundou os Jogos Olímpicos" (2).

Se tantos investigadores citam BP como franco-maçom, por que o Movimento Escoteiro oculta esse importante dado?

  • Dezenas de lojas maçônicas no mundo levam o nome "Baden-Powell".

O Duque de Connaught

Dentro da família real britânica, o Duque de Connaught foi quem mais influenciou na personalidade do fundador do escotismo. Este príncipe era o terceiro filho da Rainha Victória (Príncipe Arthur) e conheceu Baden Powell em 1883 na Índia, onde praticaram juntos a caça ao javali com lança. Poucos anos mais tarde BP dedicaria seu "Pigsticking or hoghunting" ao duque, o "primeiro príncipe de sangue real que havia recebido uma primeira lança". Em 1906, o Duque de Connaught era inspetor Geral do Exército inglês e neste posto nomeou BP como Inspetor Geral da Cavalaria na África do Sul. A amizade de ambos aumentou depois da criação do Movimento Escoteiro, BP nomeia em 1913 o duque como Presidente da Associação Escoteira da Grã-Bretanha. É conhecida a fotografia destes velhos amigos dando início ao terceiro Jamboree Escoteiro Mundial, em Arrowe Park (1929).
BP e Connaught em Arrowe Park (Jamboree - 1929)
A amizade de BP ao duque foi tal, que ele colocou o nome de seu primeiro filho de Arthur Robert Peter (Arthur pelo duque, Robert pelo seu pai e Peter pelo personagem infantil "Peter Pan")
Supõem que foi o Duque de Connaught quem iniciou Baden Powell nos mistérios da Irmandade Maçônica, já que ele era Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra. Havia sido iniciado em 1874 na Loja "Principe de Gales" nº 259 e em 1886 se converteu no Grão Mestre provincial de Sussez.
É muito significativo que a mesma pessoa foi Presidente dos Escoteiros da Inglaterra e ao mesmo tempo Grão Mestre dos Maçons desse país.

Os reis Ingleses

Um dos principais impulsores do escotismo foi o Rei da Inglaterra, Eduardo VII. Ele havia sido iniciado na Maçonaria de Estolcomo pelo Rei da Suécia, Carlos XV, em 1868. Na Inglaterra, atuou como Venerável na Loja "Príncipe de Gales" nº 259, onde iniciou a seu irmão, o Duque de Connaught.
O Rei Jorge VI, por sua parte, foi iniciado maçonicamente em dezembro de 1919 dentro de uma loja de oficiais da marinha. Após quatro anos de sua iniciação, ocupou o cargo de Venerável Mestre. Em 25 de abril de 1925 o Duque de Connaught o designa "Grão Primeiro Vigilante" da Loja Unida da Inglaterra.
Fruto da estreita relação de BP com este monarca, foi a condecoração de BP com a Ordem do Mérito de 1937.

Rudyard Kiplin

Baden Powell conheceu Rudyard Kipling na África do Sul, em 1906. Dois anos mais tarde, quando BP escreveu sua obra "Escotismo para Rapazes" dedicou um bom espaço ao personagem de Kipling conhecido como "Kim". Kimbal O'Hara era um jovem órfão que vivia na India e que era filho de um maçon inglês, segundo revela a própria obra de Kipling em seu primeiro capítulo.

Em 1914, quando BP tentava criar uma unidade para os irmãos menores dos escoteiros, decidiu utilizar o livro de kipling "Jungle Books" (O livro da selva) para modelar uma nova mística inspirada em Mowgli. Pediu autorização ao autor e diz BP que este "era um bom amigo do escotismo desdes seus primórdios, autor da canção oficial dos escoteiros e pai de um escoteiro" (3).

É interessante o nome eleito para estas crianças: "lobinhos", sendo conhecido o nome que os maçons dão às crianças "adotadas" pela Irmandade nome semelhante.

Segundo Clavel (autor maçônico), esta designação é muito antiga e revela que no antigo Egito os iniciados nos mistérios de Isis colocavam uma máscara com a efígie de um lobo dourado. Os iniciados de Isis recebiam o nome de "chacais" ou "lobos".

Se lermos atentamente "O Livro das Terras Virgens", não nos será difícil encontrar o paralelismo entre a ideologia maçônica e a "roca do conselho" com sua denominação de "Povo Livre" que dá a matilha de lobos, tendo em conta que o termo inglês "Free-mason" significa "construtor livre" e a primeira condição para todo maçom é que este seja "livre e de bons costumes". Maçônicamente, Kipling foi iniciado na loja "Hope and Perseverance" Nº 782 de Lahore, Punjab (India) e em seu retorno a Inglaterra trabalhou na "Mother Lodge Nº 3861" de Londres.

Estas três pessoas, de notável influência em BP pertenciam a Ordem Maçônica. Em alguns o impulso na fundação do escotismo esteve dirigido por maçons. Na França, o Barão Pierre de Coubertin foi um dos principais gestores dos "Eclaireurs", enquanto nos EUA existiram dois grandes homens que colaboraram na crianção dos "Boy Scouts of America": Ernest Thompson Seton (Escoteiro Chefe Nacional) e Daniel Carver Beard (Comisionado Escoteiro Nacional), este último reconhecido franco-maçom.

Segundo William Hillcourt, dois presidentes norte-americanos colaboraram ativamente com a obra de Baden Powell. Um deles, Theodore Roosevelt, é citado no livro "Escotismo para Rapazes". Roosevelt foi nomeado vice presidente honorário dos "Boy Scouts of América" ao ser fundada a instituição. Em sua agitada vida maçônica, foi iniciado na Loja "Matinecock Nº 806" de Oyster Bay (Nova York), sendo um porta-voz maçônico em todo o mundo.

O outro presidente que lutou pela causa escoteira foi William Taft, que se encontrou com o Escoteiro Chefe Mundial em 1912, prometendo-lhe total apoio na difusão da organização nos Estados Unidos. Taft foi iniciado em 1909 na cidade de Cincinnati (Ohio) e foi fotografado em várias oportunidades com o malhete maçônico que pertenceu a George Washington.

BP foi maçom?
LADY OLAVE AFIRMOU QUE BP NUNCA FOI MAÇON, PORÉM ISTO É VERDADE?

Primeiramente dizemos que não convém para os interesses da Igreja Católica que BP seja maçom e é justamente esta Igreja que monopolizou o escotismo em muitos países. Se fosse revelada a participação de BP na antiga Irmandade, o que aconteceria?

O catolicismo foi o inimigo mais duro da maçonaria e ainda hoje "não mudou o juízo negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, porque seus princípios tem sido considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja, e os fiéis que pertencem a ela arrecadam pecado grave e não podem chegar-se perto da santa comunhão", segundo uma declaração da Congregação para a Doutrina da Fé (5). O certo é que ante a falta de documentação que valide o espírito maçônico de BP, devemos analizar as similaridade entre o escotismo e a maçonaria.

Alguns pontos de contato entre ambas instituições que podemos enumerar são as seguintes:

A) A promessa escoteira como uma iniciação do aspirante (profano) em iniciado.
B) Uso e reiteração do número 3. No escotismo existem três princípios e três virtudes, enquanto que na maçonaria se fala das três luzes e das três luzes menores. Os escoteiros basicamente tem três graus de adestramento (Noviço, Segunda e Primeira Classe), enquanto que na maçonaria existem os três graus simbólicos: aprendiz, companheiro e mestre.
C) Os escoteiros e os maçons apertam a mão de uma maneira especial e simbólica
D) É significativo o uso do termo "lobinhos" (como já dissemos) e toda uma mística inspirada no livro de conteúdo maçônico, igual que "Kim".
E) A ajuda ao próximo é uma particularidade de ambas instituições.
F) Se utiliza o termo "Irmão Escoteiro" ou "Irmão Maçom", dando a entender a existência de uma Irmandade Mundial.
G) A cadeira da fraternidade (as mãos apertadas) existe nas duas organizações em alguns momentos transcendentes.

Para finalizar, disse Baden Powell em um Congresso de Escotistas celebrado em Paris em 1922: "O Movimento Escoteiro representa uma união mundial de socorro fraternal, uma associação universal de amizade que não tem fronteiras. Educados na compreensão e que as nações são irmãs, de que formam parte de uma grande família humana cujos membros devem ajudar-se e compreender-se mutuamente, os jovens cidadãos e cidadãs de todas as nações cessarão de olhar-se como rivais e não alimentarão mais que pensamentos de amizade e de estima mútuas" (6).
Esta velha idéia de cosmopolitismo é notadamente maçônica. Boucher afirmava que "A pátria do maçom é a Terra inteira e não só o lugar de onde nasceu ou se desenvolveu" (7).

(1) PEYREFITTE, Roger: "Los hijos de la luz", Sudamericana, Buenos Aires, 1962; (2) Corbiere; (3) Relatado en Hillcourt; (4) CARO, José María: "El misterio de la masonería", Imprenta Chile, Santiago, 1926; (5) Boletín Salesiano, Montevideo, setiembre 1990; (6) Revista chilena; (7) Citado en "Las sociedades secretas" de Serge Hutin, Eudeba, Buenos Aires, 1961.

postado por Gustavo Rodrigues

1 comentários:

Muito bom esse artigo .. que continue assim, com idéias criativas, ótimas postagens e sendo um Sênior honrado que ama o escotismo e que cada vez mais, mostra seus valores. És um grande exemplo para o nosso Grupo.

Sempre Alerta.

Michel O.

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