A O S   I R M Ã O S   E S C O T E I R O S
Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis a Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la.

História do Grupo

ATIVIDADES REALIZADAS TODOS OS SÁBADOS, ÀS 14H, NO GINÁSIO ESTADUAL DO AREAL / AV. DOMINGOS DE ALMEIDA, 2684. PELOTAS - RS

O Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul foi fundado no dia 23 de Abril de 2011 data em que se comemora o Dia Mundial do Escoteiro.

O GE Cruzeiro do Sul desde a sua fundação tem seus princípios definidos pela Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo.

Em uma linha do tempo, pode-se dizer que a fundação do Grupo teve inicio quando alguns chefes do então antigo Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis, propuseram que o Escotismo que estava sendo feito poderia e deveria valorizar o que B-P sempre ensinou. Dando ênfase a esta idéia ressurge o Escotismo Tradicional que valoriza de fato os preceitos e valores da Promessa Escoteira.

A partir disso, aquelas idéias foram colocadas em prática e nesse momento então, surgia o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul.

Atualmente o Grupo é composto por um efetivo que está dividido da seguinte forma. Compõem o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul suas Tropas denominadas:

Alcatéia - que compreende meninos e meninas na faixa etária dos 7 aos 11 anos. Tendo como principal atividade trabalhar a fantasia utilizando como fundo de cena a História do Livro Mogli, o menino lobo;

Tropa Escoteira – na qual agrega meninos e meninas dos 11 aos 15 anos, onde se trabalha a aventura, através da vida ao ar livre;

Tropa Sênior – Tropa que abrange rapazes e moças dos 15 aos 18 anos, onde se trabalha com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual;

Clã Pioneiro - é o ramo escoteiro em que abrange os jovens adultos de 18 a 21 anos. O programa educativo e as etapas do pioneiro ou da pioneira visam aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço a comunidade e o exercício de cidadania com base nos valores da Promessa e Lei Escoteira.

Sendo assim, temos os membros adultos, que integram os cargos de Chefia, Assistente de Chefe e Diretoria de Grupo.

Estes cargos e funções estão atualmente compostos da seguinte forma:

Diretor Presidente e FinanceiroChefe Valério

Diretor de Escotismo/Vice-Presidente e Chefe SêniorChefe Michel Oliveira

Chefe EscoteiroChefe Luciano

As cores do lenço

As cores do lenço escoteiro do GE Cruzeiro do Sul têm como definição o Azul que simboliza a lealdade, a fidelidade. Simboliza também o ideal e o sonho. É também a cor utilizada na Bandeira Nacional que simboliza o céu.

O amarelo simboliza a riqueza de valores, utilizada também na Bandeira Nacional. Demonstra otimismo, criatividade e calor.

O verde simboliza nossas riquezas naturais, nosso meio ambiente, representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança.

O símbolo

A cruz do Cruzeiro do Sul e suas guardas definem-se pela direção certa a tomar, o caminho correto a seguir. É assim que o pensamento de cada elemento de nosso Grupo, também deve ser. Pensando e agindo para encontrar a atitude certa a ser tomada, e o caminho certo a ser percorrido.